Tinturas para cabelos – Cruelty Free/Vegan

Olá meninas!!!

Tenho certeza que o assunto de hoje será muito proveitoso, pois vamos descobrir as tinturas de cabelo que não fazem testes em animais e as que também são veganas, ou seja, não possuem nenhum ingrediente de origem animal.

Quem acompanha o blog já sabe que a maioria das empresas na indústria dos cosméticos utilizam animais para testar suas fórmulas e componentes, com a justificativa de que assim terá um produto mais seguro para seus consumidores. Mas nós aprendemos aqui também que não há necessidade de testes em animais pois existem métodos alternativos para garantir a segurança dos produtos. Ressaltando que maltratar animais é crime previsto no Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998, que é a lei de crimes ambientais.

Recebo algumas dúvidas sobre quais tinturas são cruelty free/vegan, então no post de hoje vamos esclarecer essas dúvidas mostrando quais marcas não testam em animais e as que também são veganas. Minha pesquisa foi feita com base na lista do PEA, onde você encontra a relação de empresas brasileiras cruelty free, e por contato com cada uma dessas empresas para que confirmassem essa informação do PEA.

A nossa lista está dividida por marcas, na ordem em que aparecem na lista do PEA.

________   Atualização, 15 de Setembro de 2015   __________

Oie pessoal, estou atualizando o post e acrescentando as informações de quais dessas tinturas também são isentas de componentes de origem animal, o selinho verde com a identificação de vegano é referente apenas ao produto em questão, coloração/tintura, que não possui ingredientes de origem animal. As empresas da lista são as que estão na lista do PEA e as informações sobre a composição das colorações foi obtida através das próprias empresas depois de muitas trocas de e-mails, telefonemas e também pesquisas minhas. Fui atrás de cada coloração dessa lista pra conferir os ingredientes descritos na embalagem, mas muitas delas não achei.

Quem já assistiu esse vídeo, sabe que quando se trata de empresas brasileiras não temos muito o que fazer a não ser pesquisar e contar com palavra da empresa. Se souber que alguma dessas colorações sinalizadas como vegan, não são mais, me dê esse feedback.

Como está demorando uma eternidade para algumas empresas responderem, 🙁 e a maioria já respondeu, resolvi postar logo mesmo faltando as informações de algumas, que conforme responderem  vou atualizando.

Vamos lá..

 

Acquafloraacquaflora

De acordo com a empresa, atualmente  em quase todos os produtos da marca não são utilizados ingredientes de origem animal. Exceto a linha Reconstrutora, o Concentrado de Queratina, pó descolorante que contém Colágeno e os hidratantes sem enxágües, pois contém Lanolina. As colorações de acordo com a empresa não possuem ingrediente de origem animal, mas como vocês podem ver pelo banner de divulgação do produto no site da Acquaflora, diz conter proteína da pérola e silício orgânico. O silício orgânico até acredito que possa ser de origem vegetal, mas a proteína da pérola…acho que não neh 😕

Questionei a empresa sobre esses dois itens na composição e responderam não ser de origem animal. 😕 Pra tirar de vez a dúvida consultei uma profissional da área de Farmácia que afirmou que proteína da pérola é de origem animal. Bem, a empresa não testa em animais, mas por enquanto a coloração não é isenta de ingredientes de origem animal, quem sabe no futuro alterem a fórmula e parem de dizer inverdades.

Resposta da Empresa:

“Agradecemos o envio de sua mensagem bem como seu interesse em informações sobre produtos Acquaflora.
Atualmente em quase todos os produtos da Acquaflora não é utilizado componentes de origem animal, exceto a linha Reconstrutora, que contém queratina, pois ainda estamos testando a performance da queratina vegetal, mas não alcançamos ainda os mesmos resultados, o Concentrado de Queratina, pó descolorante que contém Colágeno e os hidratantes sem enxágües, pois contém Lanolina.
Porém shampoos, Condicionadores, Máscaras, finalizadores, coloração, ativador de cachos você pode utilizar!
Esperamos continuar contando com sua confiança e preferência em nossos produtos.
A Central de Atendimento Acquaflora permanecerá ao seu dispor caso volte a necessitar.
Será sempre um prazer lhe atender.”

Allumé

allume

Linha Sunshine Professional fashion Color

Aguardando informações da área técnica sobre os ingredientes de origem animal.

 

 

Amend

amend

O SAC da amend informa que dois dos produtos não possuem ingredientes de origem animal, mas de acordo com o próprio site da empresa a coloração Supéria Color possui aminoácidos da seda. Sendo assim a coloração que podemos considerar como isenta de produtos de origem animal é a Coloração Permanente Magnifc Color.

Resposta da empresa:

“Boa tarde!

Primeiramente, queremos agradecer seu contato. Para nós da Amend, esta é uma oportunidade para estreitarmos o relacionamento com você.

Conforme solicitação segue informações referente as colorações Amend:

Amend Supéria Color Coloração Semi Permanente: Não possuí ingredientes de origem animal.

Amend Magnific Color Coloração Permanente: Não possuí ingredientes de origem animal.

Amend Color Intensy: Contém Queratina Hidrolisada – Origem animal.

Permanecemos a sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos. 

Cordialmente, 

Siga Amend nas redes sociais:

http://www.facebook.com/AmendCosmeticos 

Visite nossa loja virtual:

http://loja.amend.com.br/”

Avora

                                         avora2

A empresa afirma que a coloração não possui ingredientes de origem animal. Não encontrei essas coloração para verificar os ingredientes na embalagem, estou confiando na empresa. Se alguém tiver acesso a essa coloração e puder me enviar uma foto dos ingredientes da embalagem…

Resposta da Empresa:

“Ester boa tarde

Nenhum dos produtos incluindo a linha avora vivance color contem matéria prima de origem animal.

A sua participação é muito importante e nos ajuda aprimorar, cada vez mais, os nossos produtos e serviços. O SAC continua à disposição, pois sua participação é sempre bem-vinda!

Atenciosamente,

Sac Avora Cosmeticos”

Bonyplus

pop_up

Sinceramente eu não fazia ideia ela era cruelty free, e mesmo ela estando presente na lista do PEA, ainda fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha..rs

Vou deixar abaixo a resposta que eles me enviaram referente ao meu questionamento. A Bonyplus é a empresa dona da marca Beauty Color.

“Olá Ester

 Agradecemos o seu contato e informamos que a Bonyplus Cosméticos – indústria brasileira presente no mercado há mais de 20 anos e detentora de marcas e produtos já consagrados por seus consumidores – zela pela qualidade de seus produtos, assim como por todo o processo que envolve a fabricação dos mesmos, respeitando e praticando a legislação vigente do nosso país e buscando sempre por soluções e práticas saudáveis e benéficas às pessoas e ao meio ambiente.

Com base nessa premissa, a Bonyplus Cosméticos informa que não realiza testes em animais, não contrata laboratórios que realizam pesquisas em animais e não compra de fornecedores que testam em animais.”

No caso das empresas brasileiras, nós só temos como nos pautar na palavra deles, pois não temos nenhum órgão que possa nos comprovar que verdadeiramente não fazem testes. O que podemos fazer, nós consumidores,  é cobrar o selo cruelty free esteja presente nos produtos.

________________________

Em resposta ao meu questionamento sobre quais ingredientes de origem animal eram utilizados nas colorações a empresa respondeu dizendo que o único ingrediente utilizado é o ácido esteárico. Sendo assim não podemos considerá-la vegana.

Segue abaixo a resposta da Bonyplus

Olá Ester, 

Agradecemos o seu contato e informamos que o único componente de origem animal utilizado nas Colorações Beauty Color, é o ácido esteárico. Esse ativo é obtido a partir de rejeitos dos processos produtivos da indústria alimentícia, sem qualquer tipo de dano ou sofrimento animal. 

Estamos a disposição pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – 0800 7049030 de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

Atenciosamente.

SAC Bonyplus”

Cless

                                   BIGEN2

De acordo com a empresa a tintura Bigen não possui ingredientes de origem animal e junto da resposta enviaram um banner reforçando que não testam em animais e que a empresa utiliza apenas um ingrediente de origem animal, o extrato de caviar.

Resposta da Empresa:

Prezada Sra. Ester, bom dia!
Agradecemos o seu contato com o SAC da Cless Cosméticos.

A tintura Bigen não contém ingredientes de origem animal.”

Clorofitum

clorofitumm

O contato com a empresa foi por telefone.

Recebi uma ligação da Ana, diretora da área técnica respondendo minha dúvida sobre os componentes de origem animal presentes na coloração. Os ingredientes são o Colágeno e o Ácido Oleico. Fiquei extremamente feliz com a atenção e preocupação da empresa em me ligar para conversarmos sobre o assunto. Apesar da coloração possuir ingredientes de origem animal, não vou negar que a Clorofitum conquistou meu carinho com esse gesto de se preocupar em me passar as informações e explicar sobre os ingredientes. Espero que um dia consigam com que todos os produtos da marca sejam isentos de ingrediente animal. Mas super agradeço a atenção de todos e interesse de me passar todas as informações corretamente. Obrigada Clorofitum!

Coferly

Aguardando informações da área técnica sobre os ingredientes de origem animal.

coferly1

coferly2

De Sírius

sírius

A empresa informou que na coloração são utilizados  o Álcool ceto estearílico e Monoestearato de Glicerina.

Resposta da Empresa:

“Boa tarde, Prezada! 

Segue informações solicitadas:

Possuem de origem animal as matérias primas Álcool ceto estearílico e Monoestearato de Glicerina. 

Qualquer dúvida, estou à disposição!”

Embelleze

embeleze

De acordo com a Embelleze as 3 colorações possuem ingredientes de origem animal.

Resposta da Empresa:

“Olá, Ester!

Segue a informação solicitada:

Maxton – ceramidas e queratina

Fleury – proteína da seda, queratina e glicerina

Natucor – queratina (no Natufix)

Atenciosamente,
Sistema Embelleze de Relacionamento.”

 

Hair Fly

hair fly2Coloração Creme Colore Pigment e Coloração Creme Colore

Não achei em loja física essa tintura para conferir os ingredientes, se alguém tiver acesso e puder tirar uma foto dos ingredientes…Só pra nos dar uma segurança a mais. Estou confiando na palavra da Hair Fly Cosméticos e vou sinalizar essa coloração como vegana.

Resposta da Empresa:

“Olá Ester,
só utilizamos ingredientes de origem animal na nossa linha de Tutano e
nos alisantes. Todas as outras linhas não possuem ingredientes de origem
animal.

Estamos à sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.”

Nazca

nazca

Aguardando informações da área técnica sobre os ingredientes de origem animal. Não encontrei em loja física.

Niasi

biocolor

A Niasi faz parte  do grupo  Hypermarcas, que possui duas unidades de negócio, a de consumo e medicamento. Algumas pessoas preferem boicotar as empresas do grupo, mesmo as que são cruelty free, por conta da Hypermarcas testar em animais na área de medicamentos.

Estou aguardando a resposta da área técnica sobre os ingredientes de origem animal da coloração.

Niely

niely

Atitude Color / Cor&Ton / Color Chic

O SAC por telefone afirma não possuir nenhum ingrediente de origem animal. Mas estou aguardando a resposta da área técnica.

Uma novidade que desconhecia era de que agora a Niely faz parte do grupo L’oréal.  🙄 Que pra nós não é lá uma coisa boa neh..

banner2

Surya

Coloração Semi Permanente  

                                                    surya2

 

Truss

truss

Ainda no aguardo da resposta da empresa, mas de acordo com o site a coloração permanente e semi permanente possuem queratina que acredito ser de origem animal, pois está descrito apenas como queratina. Mas ainda estou no aguardo da confirmação.

Ativos: Glicine de Soja, Queratina, Silicone e Óleo de Buriti.

Vita-A

vita a

De acordo com o site a coloração  Fio e Ton possui fórmula enriquecida com queratina, colágeno e silicone.

VitaDerm

vitaderm

Aguardando informações da área técnica sobre os ingredientes de origem animal.

Yamá

yamá

A Yamá afirma que todos os ingredientes são de origem vegetal, eu estou aguardando agora apenas mais uma confirmação sobre a queratina utilizada em outros produtos e a proteína hidrolisada, pra confiar na palavra deles. Essa foi outra coloração que não encontrei em loja física para verificar os ingredientes da embalagem.

Resposta da Empresa:

“Boa tarde Ester,

As matérias primas usadas na fabricação dos produtos são de origem sintética (criadas em laboratórios) ou de origem vegetal. Os testes com os produtos são realizados em laboratórios credenciados pela ANVISA para garantir a procedência legal dos ativos que são utilizados na fabricação.”

Gente, me perdoem por estar ainda faltando a resposta de algumas empresas, é que queria muito fazer esse update desse post e não aguentava mais esperar a demora em responder das empresas. Mas essa semana estarei cobrando novamente, pois já dei tempo suficiente para a resposta.

E vocês já usam algumas dessas marcas? Deixa nos comentário quais que vocês mais gostam…O link pra comentar está abaixo do título do post.

Uma ótima semana à todos!! 😉 

Um super Beijo e até o próximo!!! 😀

21 Thoughts on “Tinturas para cabelos – Cruelty Free/Vegan

  1. Gabriele on 23 de agosto de 2015 at 20:59 said:

    Sabe me dizer quais destas tintas/tonalizantes além de cruelty-free também não tem ingredientes de origem animal (Vegana) ?… Além da marca Surya

    • Oie Gabriele!
      Muito Feliz com sua visita! Estou trabalhando na atualização desse post pra identificar as que também são veganas. Peço que aguarde mais um pouquinho, pois ainda preciso da confirmação de algumas empresas.
      Quando o post ficar pronto avisarei lá na página do blog no Facebook, mas se preferir posso te avisar por email.

      Um beijão Gabriele e uma excelente semana!!!

  2. Eu uso ruivo da Amend e simplesmente amo!!! Uso a profissional, mas já usei a magnific e, apesar de não ter a mesma fixação da profissional, é incrível! Vou voltar a usar ela, já que é vegan!!!! Amo!!!! Obrigada pela ajuda!!!!

    • Oie Bruna!!!
      Acho lindo o cabelo ruivo! Tive cabelo ruivo por anos..sempre amei.. 🙂
      Muito Obrigada por dividir sua experiência com as tinturas da Amend conosco. Bacana saber que vai voltar a usar a Magnific.
      Muito bom saber que gostou do post!
      Espero te ver mais vezes por aqui! Um beijão!!! 🙂

    • Ana Maria Fortuna Marrach on 20 de dezembro de 2015 at 16:21 said:

      Boa tarde
      Gostaria de saber exatamente quais as marcas que não utilizam nada de origem animal e também que não testam em animais, e muito menos pagam outros laboratórios para fazer tal crueldade.
      Shampoo,, condicionador, creme para pentear, sabonetes, perfumes, afins.
      Aguardo uma resposta. Muito obrigada.
      Ana Maria

      • Oie Ana Maria!!
        Vou deixar algumas opções aqui de marcas veganas respondendo a sua pergunta.
        Marcas como Herbia, Lush, Phytoervas, tem linhas de shampoo, condicionador e creme pra pentear.
        A granado, Feito Brasil, Lush, também tem sabonetes e perfumes veganos.
        Espero te ajudado. Obrigada pela visita!!!
        Um beijão!!!

  3. Não consigo te agradecer o suficiente por este post!
    <3

    Sério, amor puro 🙂

    Agora, to chocada que Amend não testa em animais! Tava super boicotando, mas percebi que estou confundindo com Alfaparf. Que boa notícia!

    Novamente, MUITO obrigada por esse post.

    Beijão

    Carol

    • Oie carol!!
      Desculpa a demora!! 🙂
      Não faz ideia de como fiquei feliz em ler seu comentário, muitíssimo obrigada mesmo 🙂
      Muito bom saber que gostou e que te ajudou! A Amend é cruelty free mesmo, e no caso das tinturas dela, a Magnific Color também pode ser considerada vegana.
      Um beijão flor! Espero te ver mais vezes por aqui! 🙂

    • Ana Maria Fortuna Marrach on 20 de dezembro de 2015 at 16:23 said:

      Alfaparf faz testes? Putz não sabia.
      Mas a Alfaparf pelo que sei é da Itália. A que não faz teste e já usei foi a Alta Moda.

  4. Elenice Camargo on 7 de dezembro de 2015 at 17:52 said:

    Oi,
    Durante muito tempo, usei a hena da Surya. Contudo, todos dizem que a concentração de chumbo presente nela é muito alta, o que pode causar risco de câncer. Você sabe me dizer se isso é verdade? Obrigada. Elenice.

    • Oie Elenice!
      Realmente muitos produtos de beleza contém metais pesados como o chumbo. Sinceramente, não tenho como te confirmar essa possibilidade de o chumbo poder causar câncer, pois acho que ainda não tem nenhuma pesquisa que confirme esse fato. Mas a gente sabe que nosso corpo absorve tudo o que colocamos nele, então eu acho que é sempre bom evitar essas substâncias, e usar produtos mais naturais.
      A princípio não tinha informações sobre chumbo em henna surya, mas fui dar uma pesquisada e tem uma informação no site da Surya dizendo que a Henna não possui chumbo ou metais pesados e é livre de vários outros componentes como parabenos, amônia, silicone, sal e isenta de outros ingredientes que são agressivos, todos descritos lá no site deles.
      Muito obrigada pela visita, espero te ver mais vezes por aqui e espero ter te ajudado.
      Estou a disposição. Um beijão!!

    • ESther Massuti on 21 de agosto de 2017 at 14:04 said:

      Elenice, pessoas que querem ajudar mas infelizmente são desinformadas (cabelereiros inclusive, infelizmente) confundem a henna com henê. O henê contém chumbo sim. A henna não. Um abraço!

  5. Olá! por favor… no Brasil acho os
    produtos da Lush onde? obrigada!

  6. Gabriella on 5 de julho de 2016 at 21:11 said:

    Olá, Ester!

    Você sabe me dizer sobre as tinturas da Igora? Se sao crueltyfree e veganas?

    • Oie Gabriella!! Tudo bem?
      Acredito que não sejam, pois ela está na lista do PETA como marca que ainda testa em animais. 🙁

      Muito obrigada pela visita, espero te ver mais vezes por aqui! 😀
      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Um beijão!!!

  7. to confusa…como vc marcou a Bigen como Vegana se disse q ela contém extrato de caviar…?

    E não entendi as informações sobre a Biocolor. Tem a foto, mas o texto parece estar trocado…

    No mais, adorei sua postagem! super útil! =)

    • Oie Isabel!!
      Vamos desfazer a confusão então… A tintura Bigen está marcada como vegana, pois segundo a empresa, realmente não possui nenhum ingrediente de origem animal. O extrato de caviar que mencionei é apenas uma informação geral que a empresa me passou informando que o único ingrediente de origem animal usado pela empresa seria esse. Não sei em qual produto ele é utilizado, mas não é na tintura Bigen. Vou reformular essa parte do texto no post, pois realmente pode deixar dúvidas.

      E sobre a Biocolor, está tudo certinho mesmo…é que a tintura Biocolor é uma marca da empresa NIASI, por isso a foto da Biocolor e no texto me refiro a Niasi. Mas vou tentar melhorar essa parte também.

      Espero ter ajudado e fico muito feliz que tenha gostado, muito obrigada por entrar em contato para tirar essas dúvidas. Esse feedback é muitíssimo importante.
      Qualquer dúvida estou a disposição.
      Um beijão Isabel!! Não esqueça de nos seguir nas redes sociais. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation

%d blogueiros gostam disto: