Manteiga Vegana Súper Fácil

Receita súper fácil de manteiga sem nenhum ingrediente de origem animal.

Essa é a versão que faço em casa.
Espero que gostem!!! Compartilhem com os amigos!

Ingredientes:

1/2 xícara de leite vegetal (Preferência o de Soja)

1 1/2 colher de chá de vinagre de maçã

1 colher chá de sal

1/2 xícará de óleo de coco

1/4 xícara de oléo vegetal (Pode ser azeite)

1 colher de sopa de lecitina de soja líquida.

Bate tudo no liquidificador até atingir uma textura espessa.

Leve ao congelador por alguns minutos até ficar consistente. Depois é só comer com aquele pãozinho que já ensinei aqui CLIQUE AQUI PRA VER

Deixo pra vocês aqui abaixo o vídeo dessa receita num formato mais rápido..não deixem de compartilhar..

OBSERVAÇÕES 

Como tenho recebido muitas perguntas sobre substituições de alguns ingredientes, resolvi testar essa receita de diferentes formas de acordo com o que as pessoas iam me perguntando. Até o momento só testei essa receita utilizando o leite de aveia caseiro e o azeite no lugar do óleo. Mas a textura ficou diferente e ela só atingiu a textura cremosa depois de ir ao congelador, ficou boa, mas a textura completamente diferente.  Nas observações explico o porque ficou diferente.

 

Respondo aqui abaixo as perguntas que tenho recebido com mais freqüência.

Sobre o leite vegetal.

O ideal é que seja o de soja, pois a quantidade de proteínas nele é maior, assim quando em contato com o vinagre (ingrediente ácido) o leite vai coalhar. E o resultado final vai ser um sabor e textura com mais “cara” de manteiga.

Sobre o Vinagre de maçã

Como é um ingrediente ácido, ele vai fazer a coagulação das proteínas do leite vegetal, e sua composição de ácidos tem um sabor que para essa receita se encaixa melhor. Então você até pode usar outro vinagre, mas o que trará o melhor resultado para o sabor será o de maçã.

Sobre a Lecitina de Soja

Um dos ingredientes mais difíceis de achar dessa receita, e um pouco caro também. Ele é um emulsificante e vai fazer com que os ingredientes líquidos e gordurosos da receita se incorporem e formem uma massa lisa e cremosa. Existem outros tipos de emulsificantes, caso não queira usar esse.

Ele tem apresentação líquida e em grãos ou granulada. Para usar a líquida é preciso cuidado, pois ela é gordurosa e faz uma certa bagunça na cozinha. A proporção para utilizar a lecitina em grão é um pouquinho mais que o dobro da quantidade usada na líquida. Ou seja, o dobro +1/4. Mas nada que precise ser milimetricamente medido.

Sobre o óleo de coco.

Apesar de ainda não ter encontrado, já existe o óleo de coco sem o sabor do coco, que eu acredito que seja o refinado, caso você se incomode com o gostinho de coco que fica na manteiga. Assim que encontrar eu posto a foto aqui vocês.

Sobre a parte de óleo vegetal

Use o de sua preferência, pode ser óleo vegetal ou azeite. Ao meu ver a única diferença que pode acontecer, é que o azeite tem um sabor um pouco mais forte que o óleo, e talvez uma consistência diferente ao ser congelado. Mas nada que eu possa te garantir agora, por que nunca congelei os 2 pra ver qual fica mais consistente.

Sobre a Validade

Sendo armazenada em um pote com tampa, pode durar até 1 mês na geladeira e e bem armazenada 1 ano no congelador. Mas como eu sempre digo pra vocês é bom sempre ficar de olho na textura no cheiro, e ter os cuidados básicos, não deixar muito tempo fora da geladeira, usar faca suja de outro alimento, aquelas coisas básicas neh. Lembrando que eu nunca armazenei no congelador por 1 ano.

Agradecer a imensa quantidade de comentários, sugestões e dicas que vocês me deram nesse vídeo. Vocês são incríveis, não imaginava que iram gostar tanto dessa receita. Quando o assunto é manteiga vegana, ele é um dos vídeos mais vídeos. Obrigada a todos vocês!

Queria trazer uma receita com ingredientes fáceis e acessíveis e acho que conseguimos.

Só lembrando que eu pouco entendo de cozinha, não sou dessa área, mas vivo me arriscando pra trazer coisas diferentes, saborosas e sem crueldade pra minha família. Quando dá certo eu compartilho com vocês..rs

Obrigada pelo carinho de todos.

5 thoughts on “Manteiga Vegana Súper Fácil

  1. Nossa já fiz essa receita duas vezes e ela não fica com a textura que a sua fica a minha fica líquida. É tenho que deixar o tempo no congelador, se eu coloco na geladeira ela amolece. Porque será.

    1. Oie Cris!
      Poxa que pena, você está usando leite de soja?
      Ela fica com a textura cremosa quando sai do liquidificador? Deixa ela bater bastante no liquidificador até ficar mais durinha.
      Depois me fala aqui. Vamos tentar descobrir o que está acontecendo…
      bjus!

      1. Eu uso leite de soja eu faço leite de soja só para essa receita deixei bater uma três minutos. O seu fica no frizer ou na geladeira? Eu até coloquei duas colheres de lecitina de soja porque no vídeo vc despeja com gosto né kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: